A Aço Verde do Brasil (“AVB”), nasce, em 2015, com a filosofia de ser a primeira siderúrgica do mundo a produzir aços longos de forma sustentável. Com um projeto moderno, 100% integrado, com base em biocarbono, principal matéria prima empregada nos altos-fornos, a Companhia é a primeira siderúrgica carbono neutro do planeta, com certificação emitida pela Société Génerale de Surveillance (SGS), seguindo o GHG Protocol e metodologias reconhecidas pela World Steel Association (WSA).
Com planta industrial baseada em Açailândia, sul do Maranhão, a AVB atende todos os estados do Brasil nos mais diversos mercados a partir da sua produção de aços longos com baixo teor de impurezas e livre de combustíveis fósseis. A empresa possui capacidade instalada de produção de 720.000 t/ano de aços longos e conta com mais de 2.700 funcionários em sua unidade industrial, áreas florestais plantadas e preservadas no Maranhão, Piauí e escritório corporativo em Minas Gerais.
Principais produtos:
O uso do minério de ferro extraído por umas das melhores reservas de minério do mundo, somado ao uso do biocarbono de produção própria da AVB, garantem a alta qualidade na produção do ferro gusa líquido, insumo utilizado na produção do tarugo, que, por sua vez, serve de produto intermediário para a produção do Vergalhão e Fio Máquina:
No ramo siderúrgico, o Grupo busca a verticalização da produção do “aço verde”, conceito criado para um aço produzido 100% com energia renovável e uma pegada de carbono zero, sem a utilização de combustíveis fósseis. Para isso, o Grupo investe maciçamente no setor florestal e em tecnologias sustentáveis na produção de Aço longos na usina Aço Verde do Brasil em Açailândia, no estado do Maranhão.